Há cerca de uma semana atrás, numa bela sexta feira, tive um episódio surreal cá em casa.
Eu estava no trabalho, o F. em casa, quando me liga a seguir ao almoço, muito aflito a dizer que está numa espécie de filme de terror... estavam milhares e milhares de abelhas junto às janelas da cozinha e da sala! Por sorte tinha todas as janelas fechadas, mas a visão do que se passava (e o barulho que faziam também!) era um cenário assustador, mesmo para quem passava ao longe na rua.
O F. decidiu ir lá abaixo ver se as danadinhas estavam no resto do prédio também ou só junto às nossas janelas. Quando me ligou novamente, não podia ter sido menos tranquilizador... "Não vais acreditar, agora as abelhas estão todas, todas concentradas no tecto da nossa varanda da sala, que está completamente preto!!". Era altura de fazer alguma coisa, ligar para os bombeiros, a protecção civil, empresas de desinfestação, alguém para nos ajudar! E eu só pensava "mas porquê a minha varanda?? Não tenho lá nada que atraia as abelhas! Não vivo no campo!"
O telefonema seguinte ainda me deixou mais preocupada: "Liguei para várias empresas de desinfestação, ninguém pode cá vir tirá-las porque as abelhas são uma espécie protegida!!". Foi aqui que toda a minha calma desapareceu completamente:
Eu: "O quê?? Mas como é que é possível? Então e quem é que nos protege a nós? Liga para a protecção civil, para os bombeiros, isso não pode ficar assim!"
F: "Aconselharam-me a ligar para um apicultor, já liguei para vários números das Páginas Amarelas mas só podem vir na segunda feira! Vou continuar a tentar para outros números."
Entretanto o F. lembrou-se que os pais de um amigo eram apicultores e ligou para saber se nos podiam ajudar. Também só podiam vir na segunda-feira porque iam de fim de semana "pr'a terra", mas disseram que já nos ligavam, podia ser que cá conseguissem passar antes de seguirem viagem... alguma esperança, finalmente!
O fim de tarde absorveu-nos ainda mais energia, a mim, que já estava com uma faringite, ao F. pela espera e o stress da situação, e às abelhas que decidiram aninhar-se numa meia bola (do tamanho de uma de futebol) lá no tecto apetecível.
O F. pôs uma hipótese muito provável para a escolha da nossa varanda pelas fazedoras de mel: o chão da varanda tinha sido lavado nesse dia de manhã, com o detergente Ajax com cheiro a flores!!
Por volta das 20h, os simpáticos pais do G. apareceram com o equipamento completo de apicultores, fatos, caixas, etc. Estavam bastante entusiasmados, mas nós observávamos de sítio seguro e fornecíamos o material necessário do lado de dentro da casa. Com paciência e habilidade, estavam quase todas (ficaram só umas 7 ou 8 na varanda) reunidas numa caixa própria, completamente cheia e com capacidade para cerca de 25 mil abelhas. 25 MIL ABELHAS! Na foto parecem bem menos, mas ao vivo e a cores foi assustador!
Já sabem, não usem detergente floral em espaços exteriores!