domingo, 9 de março de 2008

Surreal


Há cerca de uma semana atrás, numa bela sexta feira, tive um episódio surreal cá em casa.





Eu estava no trabalho, o F. em casa, quando me liga a seguir ao almoço, muito aflito a dizer que está numa espécie de filme de terror... estavam milhares e milhares de abelhas junto às janelas da cozinha e da sala! Por sorte tinha todas as janelas fechadas, mas a visão do que se passava (e o barulho que faziam também!) era um cenário assustador, mesmo para quem passava ao longe na rua.

O F. decidiu ir lá abaixo ver se as danadinhas estavam no resto do prédio também ou só junto às nossas janelas. Quando me ligou novamente, não podia ter sido menos tranquilizador... "Não vais acreditar, agora as abelhas estão todas, todas concentradas no tecto da nossa varanda da sala, que está completamente preto!!". Era altura de fazer alguma coisa, ligar para os bombeiros, a protecção civil, empresas de desinfestação, alguém para nos ajudar! E eu só pensava "mas porquê a minha varanda?? Não tenho lá nada que atraia as abelhas! Não vivo no campo!"

O telefonema seguinte ainda me deixou mais preocupada: "Liguei para várias empresas de desinfestação, ninguém pode cá vir tirá-las porque as abelhas são uma espécie protegida!!". Foi aqui que toda a minha calma desapareceu completamente:

Eu: "O quê?? Mas como é que é possível? Então e quem é que nos protege a nós? Liga para a protecção civil, para os bombeiros, isso não pode ficar assim!"
F: "Aconselharam-me a ligar para um apicultor, já liguei para vários números das Páginas Amarelas mas só podem vir na segunda feira! Vou continuar a tentar para outros números."

Entretanto o F. lembrou-se que os pais de um amigo eram apicultores e ligou para saber se nos podiam ajudar. Também só podiam vir na segunda-feira porque iam de fim de semana "pr'a terra", mas disseram que já nos ligavam, podia ser que cá conseguissem passar antes de seguirem viagem... alguma esperança, finalmente!

O fim de tarde absorveu-nos ainda mais energia, a mim, que já estava com uma faringite, ao F. pela espera e o stress da situação, e às abelhas que decidiram aninhar-se numa meia bola (do tamanho de uma de futebol) lá no tecto apetecível.

O F. pôs uma hipótese muito provável para a escolha da nossa varanda pelas fazedoras de mel: o chão da varanda tinha sido lavado nesse dia de manhã, com o detergente Ajax com cheiro a flores!!

Por volta das 20h, os simpáticos pais do G. apareceram com o equipamento completo de apicultores, fatos, caixas, etc. Estavam bastante entusiasmados, mas nós observávamos de sítio seguro e fornecíamos o material necessário do lado de dentro da casa. Com paciência e habilidade, estavam quase todas (ficaram só umas 7 ou 8 na varanda) reunidas numa caixa própria, completamente cheia e com capacidade para cerca de 25 mil abelhas. 25 MIL ABELHAS! Na foto parecem bem menos, mas ao vivo e a cores foi assustador!





Já sabem, não usem detergente floral em espaços exteriores!

14 comentários:

Carol Barcellos disse...

Meu Deus!!! Eu teria entrado em pânico!!! Acho as abelhas lindas, quando não as estou vendo pessoalmente, mas imagina, todas elas numa caixa pra 25 mil abelhas, eu vendo ao vivo e a cores aquela meia-bola pendurada no teto, Deus me livre! O pior é que elas matam, né? Mas, sorte delas terem passado a informação de que eram um espécie protegida, pq se fosse eu, e não soubesse disso, claro, ou corresse perigo, ia abrir a porta rapidinho e lançar de vez em quando um jato de baygon, hahahaha...

Beijinhos doces, suuuuuuuper doces, hahahaha, cristalizados!!! :o*

Jasmim disse...

Carol, a questão é que nós nem nos atrevemos a abrir a janela com medo que elas entrassem. Só mesmo quando chegaram os apicultores e disseram que não havia problema porque estavam sossegadas! Beijinhos

amora disse...

bolas... que cena!!! se fosse comigo, de certeza que não punha nem a ponta do nariz do lado de fora!!

Safira disse...

Caramba!!! Vou já voltar ao sonasol verde!!!! :)
Coitada, deve ter sido mesmo horrível. É que a brincar a brincar, as abelhas podem matar...Que medo!!! E eu, que ando sempre de janelas abertas!
Beijinhos

Safira disse...

Bolas!! Vou já voltar para o Sonasol verde!!!! QUe medo!
Coitadinha, deve ter sido horrível. A foto é medonha!!!
Beijinhos

Safira disse...

ah.. sou mesmo tótó... não percebi que tens a moderação e fiquei iritada por ter de reescrever...desconsidera estes dois últimos... sorry... :)

NI disse...

Jasmim, nem sei que te diga.

O mais provável era ir dormir para um hotel.

De certeza que a razão foi a utilização do detergente? Não é por nada mas eu uso esse.

Bolas...

Ainda bem que acabou tudo em bem.

Beijinhos

Jasmim disse...

Lol Safira, permite-me publicá-los todos, fartei-me de rir!! Realmente a foto é assustadora, então imagina ao vivo...Ufa!

Ni, não podemos ter a certeza se foi o detergente, até porque os apicultores disseram que elas podiam andar a escolher o sítio há mais tempo... mas calculo que tenha contribuído bastante! Também pode ter sido por ter "Mel" cá em casa!! Irónico, não é??

NI disse...

Se a dona da casa já é um doce, agora imagina o que é ter mel, eheheheh

Já agora, conseguiste atingir o teu objectivo. Espero que sim.

Bjinhos

Jasmim disse...

Ni, estava mesmo a referir-me à minha gatita, a "Mel"! :)
Quanto ao objectivo, ainda vai levar mais um tempinho a entregar a tese (1 mês)... Tá quase! Obrigada e beijinhos!

O pensador disse...

Jasmim, é o que dá ser uma mulher doce como o mel...atrais abelhas!....hehehe

Estou-me a rir mas isto realmente....

Bjs

Formiguinha disse...

Caraças!!!!

Que nojooooooooo!!!!

As abelhas são amiguinhas... mas sem exageros.

Bêjos

Mimo Azul disse...

Só de pensar ... já me estou a ver a milhas do local!!! A foto está mm impressionante, até me estou a arrepiar!!!
E, vou considerar utlizar detergente floral dentro e fora de casa! Imagina que elas entram para casa :S

bjca

Anónimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic