terça-feira, 1 de abril de 2008

30s'


Ontem completei 30 anos. Os "temidos" 30... os almejados 30. A idade em que passamos a estar definitivamente com os dois pés e o resto do corpo na adultícia, mesmo que a cabecinha não queira passar para esse número redondo. Há uns tempos comecei a pensar nisso com alguma atenção, sem grande seriedade mas com uma expectativa ligeiramente apreensiva... não sei porquê. Senti-me como todos os anos me sinto na passagem de um aniversário para o outro: na mesma, com as mesmas emoções, os mesmos objectivos e as mesmas idealizações do dia anterior.


Mas claro que, sem dramatizar, é uma idade sobre a qual se reflecte um pouquinho mais a sério (à semelhança de outras, concerteza). É a idade que nos obriga a fazer um balanço dos nosso anos de juventude e uma ponderação sobre os nossos objectivos futuros. Ao aproximar-me desta data, inevitavelmente lembrei-me e comparei-me com a miúda de 20 anos. E idealizei a mulher que visualizo aos 40... interessante exercício! Nem deprimente, nem saudosista... interessante!

Há 10 anos atrás... era muito mais sonhadora e ingénua que hoje... mas sei que daqui a 10 ainda me vai sobrar alguma dessa ingenuidade e capacidade para sonhar (com os pés um nadinha mais assentes na terra, espero).

Há 10 anos atrás... era muito mais tímida e insegura que hoje... e espero ser uma quarentona ainda mais segura do que já me sinto com 30.

Há 10 anos atrás... era ainda uma adolescente revoltada com o mundo e com todos, hoje aprendi a relativizar e ser mais tolerante... e sei que daqui a outra década ainda mais relativizarei, no papel de mãe (espero).

Há 10 anos atrás... era uma miúda gira apesar de não o reconhecer... hoje sinto-me uma mulher sensual e bonita (tem dias, ok!) e espero não perder essa sensação aos 40 (mesmo que esteja enganada!!!).

Há 10 anos atrás... estava nos primeiros passos em conhecer todos os prazeres da vida... e nos próximos 10 vou aproveitar ao máximo o que já conheço!!

Há 10 anos atrás pensava que os mais velhos não me percebiam minimamente... hoje dou valor à família e daqui a 10 espero ter a minha mais alargada!

Há 10 anos atrás não tinha cabelos brancos, nem sinais de rugas nem sombra de celulite... hoje estou óptima, obrigada! E que as rugas e outras marcas do tempo sejam irrisórias ao pé das conquistas aos 40.

Há 10 anos queria fazer um inter rail, ser uma mulher independente e bem sucedida, com o "namorado da minha vida" e o meu próprio carro... hoje sinto-me um bocadinho realizada apesar de não ter feito o inter rail e o "bem sucedida" ser muito relativo... mas o sorriso continua o mesmo quando penso nos objectivos para os 40! E também o mesmo quando ando numa montanha russa, como pipocas ou recebo um carinho ou surpresa de quem gosto...

Por isso, mesmo que o meu dia tenha sido uma treta, por ter passado o tempo todo agarrada à "querida" tese... com intervalos sorridentes de mails, sms, telefonemas e mimos... e de não ter tido o meu tradicional bolo de chantilly com morangos... não faz mal, porque sinto que tudo o que sou eu está cá aos 30... e vai estar aos 40!

14 comentários:

Pedro M. disse...

Ainda me falta um bocado apreciável para os 30, mas percebo agora que nem sempre tive a maturidade necessária para apreciar as coisas. Acho que agora é que começo a viver. A julgar pelo teu texto, tens tudo o que é preciso para que os próximos 10 sejam muito bem vividos. O resto... depois logo se vê ;)

Muitos parabéns!***

Amor amor disse...

Puxa, chegou nos 30? Mas, fica tranquila, será um belo ano, nada de medos, hein? Olha, falta 2 anos pra eu chegar lá. Por isso, vou voltar aqui pra reler esse texto e refletir nos pensamentos e conselhos que vc deixa aqui. Seu texto está tudo de bom!!!

Beijocas doces cristalizadas!!! :o*

Sandra disse...

olá, jasmim!

apesar dos 30 só chegarem em 2009, revi-me em muitas das coisas que escreveste!

espero que os 30 te tragam tudo de bom! um beijinho de parabéns! :)

NI disse...

E eu não me conformo de não te ter dado ontem os parabéns, mas para o ano não escapa.

Muitos parabéns e deixa-me dizer-te que ao chegares aos 40 vais fazer essa mesma introspecção e, muito provavelmente, as conclusões serão um pouco diferentes.

É óbvio que serás menos ingénua. Aprenderás a relativizar o que é, de facto, importante.

Serás menos insegura na forma como defendes os teus valores e princípios mas ganharás outras inseguranças. Não tanto pelos cabelos brancos e pelas rugas. Mas insegurança de não conseguires viver o suficiente, insegurança pelo futuro daqueles que te são queridos.

No fundo, irás questionar se estás a viver a vida ou, apenas, a sobreviver.

No fundo, o que interessa verdadeiramente é que te sintas bem contigo própria independentemente da idade que tenhas sob pena de não te dares aos outros.

Beijos

Sadeek disse...

Jasmim....minha amiga e colega das "guerras"...um enorme BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO e os meus parabéns por tão bonita idade!!!

E toda a gente sabe o fascinio que o pessoal tem pelas trintonas... ;)

BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS

Hydrargirum disse...

Venho atrasado, mas venho sincero...
Os meus maiores parabéns pela data redondinha!:)

Wellcome to my side of that age line:)

Compartilho de tanto que escreveste aqui...tanto...!!!!

Um beijinhos mto grande dos 30:)

mik@ disse...

olá

deixo-te um grande beijinho de parabéns (atrasadinho eu sei..)

gostei muito do teu post :)
espero que quando chgar a essa idade me sinta tão bem assim como tu.

beijinhos

Jasmim disse...

Obrigada a todos!! :)

Vanity disse...

Muitos parabéns! Acho os 30 uma idade fabulosa. ainda me faltam 3 mas acho que deve ser uma idade muito gira .Kiss

Solo disse...

Parabéns!

Francisco o Pensador disse...

Espera ai! isto mesmo verdade??
Fizestes mesmo anos??

Jasmim, peço-te imensas desculpas mas pela data de publicação do teu post julguei que tivesse sido brincadeira do dia 1 de abril!!!

Muitos Parabéns minha amiga!!

:-)

MJ disse...

Muitos Parabéns atrasados, querida Jasmim! Espero que tenhas tido um óptimo dia! Tu mereces... És uma carneira toda interessante!:) big kisssss*

Tulaunia disse...

Ainda que atrasados, aqui vão eles,
PARABÉNS!!!!!!!!!!
A mim falta-me só um bocadinho "assim" para os 30 ;)

Beijinhos***

Pearl disse...

Atrasadissima como sempre!
Um beijinhos grande grande de parabéns...
;o)))***