quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Trip to Amesterdam



O prometido é devido! A viagem correu lindamente, como já disse! Fazer férias numa cidade europeia, cheia de atracções culturais e animação diurna e nocturna também pode ser cansativo, se quisermos aproveitar ao máximo, mas sem dúvida que deu para espairecer e descansar a "mente", que é o mais importante. O objectivo também não foi correr os museus todos, os monumentos todos e tirar mil e uma fotos sem aproveitar os momentos. O que mais gosto de sentir numa cidade destas é uma amostra da sua vida, das pessoas, do movimento, da diversão, da gastronomia e da cultura. O balanço foi claramente positivo!




O que mais gostei:
1. De partilhar um pouco da vida da minha irmã em Amesterdão (e do futuro cunhado, que está em Bruxelas e veio passar o fim de semana connosco!), por matar saudades mas também por estar no apartamento dela, conhecer os amigos de vários países, as rotinas, os espaços e a vivência;















2. Dos holandeses, a maioria deles são simpáticos e bastante disponíveis, apesar de se encontrar gente de todo o tipo (em todas as culturas!), o que se torna enriquecedor, porque a diversidade cultural é impressionante;

3. Dos canais, que dão um encanto muito próprio à cidade, romântico (com o maridão comigo ainda mais), antigo, sugestivo à imaginação de histórias misteriosas, com as suas casas-barco pitorescas e únicas, e com os edifícios antigos a espreitar sobre os canais (qualquer dia caem mesmo, imensos prédios estão completamente tortos porque estão apoiados em pilares de madeira enterrados em areia!);








4. Das bicicletas (amei!), que são aos milhares e milhares, no total quase cerca de 1 milhão de bicicletas em Amesterdão! É verdadeiramente impossível andar 100 metros nesta cidade sem ver uma viatura de duas rodas nas espectaculares ciclovias (e muitas vezes fora delas!), o que confere a Amesterdão um movimento incrível, uma vida muito própria (levam mil e uma coisas na bicicleta, desde pessoas à pendura, malas enormes, falam ao telemóvel, crianças em bancos próprios à frente e atrás, cães em carros atrelados à frente, impressionante!). Andar de bicicleta pela cidade no último dia foi simplesmente fantástico e muito desafiante (ia sendo abalroada umas quantas vezes, eles não são nada meigos a conduzir!)










5. Dos símbolos da cidade e do país que (apesar de serem apelativos à vertente mais turística) têm significado e histórias interessantes, nomeadamente, as socas de madeira (eram mesmo usadas de madeira, por serem resistentes e adaptadas à vida no campo e agricultura!), os moinhos, as tulipas (lindas!); (Não vou falar de mais planta nenhuma até porque não me aproximei muito de mais nenhum tipo de erva... lol)









6. Do estilo de vida muito pragmático, funcional, até um pouco desligado dos aspectos materiais (sem grandes luxos, não há grandes preocupações com comprar coisas luxuosas, da moda, o telemóvel e o carro e os móveis pra casa xpto's)


7. Do Museu Van Gogh, especialmente do "Almond's Blossom", tão lindoooo!











O que menos gostei:
1. As ruas de Amesterdão são muito mais sujas do que imaginei!! As nossas cidades são bem mais limpinhas;

2. Dos urinóis espalhados pelas ruas, esqueci-me de tirar fotos, mas eram uma espécie de cones com 3 lados para os senhores fazerem o xixi em plena rua, sem nada à volta a tapar!


3. A Red Light District é algo único, provavelmente até dá melhores condições às profissionais do sexo, mas impressionou-me bastante ver as mulheres expostas nas montras como autênticos objectos.

4. Da gastronomia, basicamente não existe nada de típico para além de arenques crus (tou dispensada!) e, imaginem... batatas fritas com maionese que se vendem na rua (provei para saber se eram especiais, mas soube-me a... batatas fritas com maionese!)
Uma viagem a repetir, sem dúvida!

11 comentários:

Célia disse...

Adorei a cena das bicicletas! Só nesta capital de terceiro mundo que é Lisboa é que os estúpidos dos nossos governantes não têm coragem para criar pista... enfim.
Sou fã do estilo de vida dos nórdicos, como dizes não ligam muito às aparências. Se algum dia saísse de Portugal ia sem dúvida para um país do género.

Ainda bem que gostaste! Com este "cheirinho" de Amesterdão fiquei com vontade de conhecer a cidade ;)

Sandra disse...

estou com uma dorzinha de cotovelo... ;)

Maria disse...

Amei a descriçao e numa proxima tb quero ir!!!!
Sobretudo neste ponto aqui:

6. Do estilo de vida muito pragmático, funcional, até um pouco desligado dos aspectos materiais (sem grandes luxos, não há grandes preocupações com comprar coisas luxuosas, da moda, o telemóvel e o carro e os móveis pra casa xpto's)

pensei: vou encontrar a cura prá minha doença-bora-lá-ao-centro-comercial-que-hoje-acho-que-preciso-de-comprar-isto-e-aquilo-e-secalhar-aproveito-e-compro-também-o-outro-e-mais-isto...-...-...

Maria disse...

Amei a descrição e numa próxima tb quero ir.
Especilamente este ponto:

6. Do estilo de vida muito pragmático, funcional, até um pouco desligado dos aspectos materiais (sem grandes luxos, não há grandes preocupações com comprar coisas luxuosas, da moda, o telemóvel e o carro e os móveis pra casa xpto's)

Fez-me pensar que talvez fosse a cura para a minha doença-bora-lá-ao-centro-comercail-que-hj-tenho-de-comprar-isto-e-preciso-daquilo-e-do-outro-e-secalhar-aproveito-e-levo-ainda-mais-isto...-......

Maria disse...

e disse a dobrar, pra ninguem ter duvidas!

Bxana disse...

Deste lado está a teclar uma Bxana invejosa.

(...)

Miaus!!!=)

Maria disse...

queremos mais queremos mais!
lol

Hydrargirum disse...

A foto das bicicletes com os moinhos ao longe e Zandaam, nao e?

As recordacoes que este post me trouxe:)

Hydrargirum disse...

Ou e Zanse Schaans? (Se ainda me lembro como se escreve?)

Jasmim disse...

Olá Hydrargirum! Sim, a foto é de Zanse Schaans (acho que é mesmo assim que se escreve!), adorei lá ir passear e visitar os moinhos!

Miss Alcor disse...

LOL!!!!!!!
Ri-me a bom rir!!!!!!!
Especialmente com estes últimos do que menos gostaste!
Quanto ao peixe crú, depois do sushi, também dispenso! ;)

Mas quanto ao resto.... simplesmente lindo!!!!!!!
As fotos são maravilhosas, e os lugares também!
Adorei os moínhos, e as bicicletas (especialmente porque adoro andar de bicicleta!)... é tudo lindo!!!!