Sorrisos
Há o sorriso sereno, que expressamos quando apreciamos um pôr do sol sobre o mar, ou simplesmente quando pensamos em coisas que nos trazem tranquilidade; o sorriso amarelo, o tal forçado, em situações em que o politicamente correcto prevalece e temos de cumprimentar com um sorriso quinhentas mil pessoas, ou então quando temos de sorrir por mais que nos custe, porque não vamos "à bola" com o fulano mas tem mesmo de ser, por cortesia e boa educação. O sorriso derretido é meigo, parecido com o sereno, mas a expressão do olhar é bem diferente e acontece por exemplo quando olhamos ternamente para um bebé, ou quando um pai babado se deixa conquistar pelo sorriso do pequenino.
Isto leva-me ao sorriso de bébé, aquele que todos os miúdos oferecem às resmas, espontâneo e sempre alegre, mas que os graúdos também sabem mostrar, quando estão muito felizes e despreocupados. O sorriso apaixonado é uma mistura destes dois últimos, derretido, meigo, muito feliz e espontâneo...quase impossível de disfarçar, porque aparece sem intenção, muitas vezes. E o sorriso tonto, quando pensamos "ahaã, não percebi... é comigo?", ou quando começamos a ficar alegres depois de umas tequillas ou caipirinhas (o que preferirem!) ou ainda quando nos rimos por tudo e por nada. O sorriso irónico às vezes é malicioso, outras acompanhado com um ar de gozo, normalmente com a expressão dos lábios mais acentuada de um dos lados da boca e os olhos semicerrados, mas também se pode manifestar com as sobrancelhas arqueadas, com uma atitude surpreendida, do género "Jura?! A sério?" . Este último também é parecido ao sorriso surpresa!, mas este é mais espontâneo, aquele que usamos quando temos uma (boa) surpresa, como um presente que gostamos, um telefonema inesperado de alguém com quem não estamos nem falamos há muito tempo.
O sorriso de puto reguila também conquista completamente, com um ar ingénuo e malandro, que sabe que mesmo com as traquinices a pessoa se rende e derrete completamente... Adoro!
Também gosto muito do sorriso doce, de menino ou de menina, meigo e muito especial... parecido com o sorriso derretido...
Por fim, o secret smile pode ser qualquer um destes, uma mistura de vários, único em cada um de nós e que apenas alguns conhecem, em ocasiões muito particulares. Como diz a música dos Semisonic: "Nobody knows it, but you've got a secret smile, and you use it, only for me..."
Sorriso, sonrisa, sourire, smile, leende, o importante mesmo é sorrirmos, sabe tão bem oferecermos a alguém que está triste um sorriso confortante e ainda melhor receber outro de volta! Um sorriso é como um raio de sol que nos aquece a alma num dia cinzento, e há dias em que bem precisamos desse raio de sol, daquele sorriso!
O sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com
muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa,
ficar
nu dentro daquele
sorriso.
Correr, navegar, morrer
naquele sorriso."
Eugénio de Andrade