sexta-feira, 30 de março de 2007

Sorrisos

Sorriso. É definido pelos dicionários como um substantivo masculino que designa o acto de sorrir; expressão facial alegre que manifesta boa disposição, agrado ou aprovação; riso leve de satisfação, de desprezo ou ironia; aspecto amável. Há muito mais a dizer sobre um sorriso, o sorriso, ou sobre o acto de sorrir...

Um sorriso tem um poder tão forte, pode conter nele tanta emoção e, no entanto, é difícil escrever sobre este tema. Há tantos sorrisos diferentes em cada um de nós, cada um com um significado tão único e especial, manifestados muitas vezes sem termos consciência, de forma espontânea e ingénua, outras de maneira premeditada, forçada e artificial.


Há o sorriso sereno, que expressamos quando apreciamos um pôr do sol sobre o mar, ou simplesmente quando pensamos em coisas que nos trazem tranquilidade; o sorriso amarelo, o tal forçado, em situações em que o politicamente correcto prevalece e temos de cumprimentar com um sorriso quinhentas mil pessoas, ou então quando temos de sorrir por mais que nos custe, porque não vamos "à bola" com o fulano mas tem mesmo de ser, por cortesia e boa educação. O sorriso derretido é meigo, parecido com o sereno, mas a expressão do olhar é bem diferente e acontece por exemplo quando olhamos ternamente para um bebé, ou quando um pai babado se deixa conquistar pelo sorriso do pequenino.
Isto leva-me ao sorriso de bébé, aquele que todos os miúdos oferecem às resmas, espontâneo e sempre alegre, mas que os graúdos também sabem mostrar, quando estão muito felizes e despreocupados. O sorriso apaixonado é uma mistura destes dois últimos, derretido, meigo, muito feliz e espontâneo...quase impossível de disfarçar, porque aparece sem intenção, muitas vezes. E o sorriso tonto, quando pensamos "ahaã, não percebi... é comigo?", ou quando começamos a ficar alegres depois de umas tequillas ou caipirinhas (o que preferirem!) ou ainda quando nos rimos por tudo e por nada. O sorriso irónico às vezes é malicioso, outras acompanhado com um ar de gozo, normalmente com a expressão dos lábios mais acentuada de um dos lados da boca e os olhos semicerrados, mas também se pode manifestar com as sobrancelhas arqueadas, com uma atitude surpreendida, do género "Jura?! A sério?" . Este último também é parecido ao sorriso surpresa!, mas este é mais espontâneo, aquele que usamos quando temos uma (boa) surpresa, como um presente que gostamos, um telefonema inesperado de alguém com quem não estamos nem falamos há muito tempo.

O sorriso surpresa é poderoso, pode levar à lagrimita, dependendo do grau de importância da surpresa... normalmente ficamos boquiabertos, quando é uma grande surpresa! O oposto deste deve ser provavelmente o sorriso enfadado, a continuação do sorriso amarelo, mas mais agravado, porque aqui já estamos a apanhar uma seca desgraçada da melga insuportável que não pára de falar há 3 horas e não há escapatória possível! Neste é impossível mostrar os dentes...


Ao contrário do sorriso de orelha a orelha, em que só não mostramos os do siso, por isso mesmo, porque são sisudos e assim deixava de ser sorriso de orelha a orelha!! (ok, já sei, estou a rir-me sozinha...eheh) Dou por mim a usar muito este, quando estou realmente feliz!





O sorriso tímido é só para alguns, não pensem que todos conseguem sentir-se constrangidos quando conhecem novas caras, envergonhados por nada e por tudo...Por acaso eu até o uso bastantes vezes, se quiserem, ensino, mas requer muito treino! Podem não mostrar os dentes, ou então só um bocadinho, mas escondem logo a seguir, normalmente a olhar de baixo para cima e um ligeiro encolher de ombros...




E o sorriso nervoso, sim, aquele que nos aparece estampado na cara quando falamos para uma audiência, quando esperamos "ansiosamente" pelo exame ginecológico, ou quando caímos pelas escadas abaixo e a roupa rasga-se (Nunca me aconteceu, mas ocorreu-me como situação embaraçosa!)? Mais vale sorrir para não chorar! Este é quase um não-sorriso!


O sorriso charmoso é muito giro, claro que costumo identificá-lo mais nos homens, é o sorriso Martini Man, engatatão sem exageros, seguro e com estilo, enfim, irresistível!


Já as mulheres, habitualmente munem-se de um sorriso sensual, de lábios pintados e brilhantes, atraente mas simultaneamente subtil e discreto (às vezes). Normalmente é acompanhado por um clima de troca de olhares e um posicionamento dos lábios que traduz uma expressão ligeiramente séria, quase como um suave beijo.

O sorriso de puto reguila também conquista completamente, com um ar ingénuo e malandro, que sabe que mesmo com as traquinices a pessoa se rende e derrete completamente... Adoro!





Também gosto muito do sorriso doce, de menino ou de menina, meigo e muito especial... parecido com o sorriso derretido...


Por fim, o secret smile pode ser qualquer um destes, uma mistura de vários, único em cada um de nós e que apenas alguns conhecem, em ocasiões muito particulares. Como diz a música dos Semisonic: "Nobody knows it, but you've got a secret smile, and you use it, only for me..."



Sorriso, sonrisa, sourire, smile, leende, o importante mesmo é sorrirmos, sabe tão bem oferecermos a alguém que está triste um sorriso confortante e ainda melhor receber outro de volta! Um sorriso é como um raio de sol que nos aquece a alma num dia cinzento, e há dias em que bem precisamos desse raio de sol, daquele sorriso!





"Creio que foi o sorriso,
O sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com
muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa,
ficar
nu dentro daquele
sorriso.
Correr, navegar, morrer
naquele sorriso."

Eugénio de Andrade

2 comentários:

mik@ disse...

ahhh encontrei :)
ta muito fixe o teu post.o meu ta mais ligeiro... as vezes quando começo a escrever parece ke a imaginação se vai...
mas cmg um sorriso e um abraço fazem milagres e sao coisas a que eu dou imenso valor :)

Jasmim disse...

Comigo acontece o mesmo mik@! às vezes parece que acabo por não escrever nem metade daquilo que penso! Ainda bem que gostaste, também fiquei com vontade de sorrir qdo li o teu!