domingo, 11 de março de 2007

Lulas à Americana

Na passada sexta feira fiz para o jantar um prato muito simples, mas que costuma sair bem (por acaso!). Nesse dia fiquei a tomar conta do Tomás (que tem 5 anos e é filho da minha querida amiga Maria José), que me derreteu o coração quando começámos a jantar e ele apreciou de forma espontânea: "Tia Soraia, como é que fizeste uma comida tão boa?". Fiquei com o ego lá em cima, de tal maneira que resolvi partilhar a receita (não é criação minha, mas o jantar foi!), que está no site da Vaqueiro mas adaptei (e nesse dia não usei alguns ingredientes, pouco recomendados a crianças de 5 anos, tipo piri piri!)



Para 4 pessoas:

Azeite q.b. para refogar

750 g de lulas em argolas

1 cebola grande

1 colher de sopa de farinha

1 kg de tomate

2 dentes de alho

1,5 dl de vinho branco

sal

pimenta

piripiri

3 colheres de sopa de natas

salsa picada

Preparação :
Refogue a cebola picada finamente no azeite. Adicione o tomate, sem pele nem sementes e reduzido a puré. Polvilhe com a farinha, mexa para envolver . Adicione ainda os dentes de alho esmagados e o vinhobranco. Introduza as lulas e deixe saltear, mexendo. Tempere com sal, pimenta e piripiri, tape o recipiente e deixe ferver suavemente até as lulas estarem macias. Na altura de servir, junte as natas. Deixe aquecer e retire do lume quando começar a levantar fervura. Sirva polvilhado com a salsa picada e acompanhe com arroz branco.

Sem comentários: