terça-feira, 27 de março de 2007

Princesa dos Olhos Tristes

Soraya Esfandiary Bakhtiari é o nome da "princesa dos olhos tristes", nascida a 22 de Junho de 1932, em Isfahan, na Pérsia. Há uns tempos decidi investigar sobre esta personalidade, que tanta curiosidade me suscitou, por ouvir falar dela desde nova, quando a minha madrinha Alda me dizia que o meu nome era de uma princesa, da princesa Soraya da Pérsia. Claro que em pequenina (naquela fase irritante em que as meninas adoram tudo cor-de-rosa) isso teve um impacto positivo, ficava deliciada e gostava de saber que o nome escolhido para mim pertencia também a uma princesa, mesmo que fosse de um sítio remoto...
Só mais tarde vim a conhecer um pouco melhor a história triste da minha homónima, que se casou com o último Shah do Irão em 1951 e teve de divorciar-se dele após 7 anos, por não conseguir ter filhos. Os conselheiros do Shah recomendaram que este se casasse com uma segunda esposa, para que não ficasse sem herdeiros, mas Soraya não aceitou. Com o divórcio, foi-lhe concedido o título de princesa imperial. Soraya, que ficou conhecida como "princesa dos olhos tristes" mudou-se para a Europa e enveredou por uma breve carreira como actriz. Durante esta fase conheceu o realizador Franco Indovina, com quem teve um relacionamento durante cerca de 5 anos, até à morte de Franco, num acidente de avião. Em 1991 lança a sua auto-biografia, "Le Palais des Solitudes".
A "princesa dos olhos tristes" morre em 2001, aos 69 anos, no seu apartamento em Paris, aparentemente de causas naturais.

É realmente uma história triste, nada parecida às histórias de princesas que conhecemos da infância!

12 comentários:

Anónimo disse...

boas !

achei interessantíssima a história e gostei imenso =)

Chamo-me Soraia, e também quando era pequenita me diziam : aahh! há uma princesa chamada soraia.!! e hoje, com 17 anos decidi investigar e aqi está !!! adoreii =DD

Gosto do nosso nome ! SORAIA SORAIA SORAIAAAA

Anónimo disse...

olá, decidi procurar sobre a princesa soraia, porque de uns tempos pra cá alguns "intelectuais" começaram a chamar-me assim de princesa Soraia e tive curiosidade. Achei linda a historia!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

minha mãe sempre me disse que me deu este nome em razão da Princesa, e depois rainha do Irã,em homenagem á ela.....meu pai foi da força de paz da ONU, e esteve lá na época da guerra Irã x Iraque.........e tb me contava essa história, que ela era conhecida como a Rainha dos olhos tristes, ou Princesa, por não ter filhos .......linda e triste essa história!!!!!!!Meu nome é Soraya, com y mesmo.......

Anónimo disse...

tambem houve uma rainha, no afeganistão, chamada Soraya Tarzi :)

Anónimo disse...

Já conhecia esta história. A minha mae sempre me contou essa "triste" e ao mesmo tempo bonita história. Nem tudo podem ser contos de fadas.


Quem sabe, se agora as Soraya's do Séc. XXI não mudarão a "triologia" conhecida por essa princesa?


Beijinho.
Soraya Guimaraes'

Anónimo disse...

Oi, sou Soraya também, e moro no Brasil. Minha mãe me deu este nome em homenagem e princesa, e todos na família sempre me deram este título. É claro que não sabia da história dela, completa, mas quando adolescente minha mãe contou parte dela.
É muito triste a pessoa amar e não poder ficar com a pessoa amada, e imagino o sofrimento que nossa homonima teve. Por incrivel que parece, eu também não posso ter filhos, alguns dizem que é maldição do nome, mas não precisei abandonar meu grande amor por causa disto. Quem sabe as princesas atuais possam quebrar este tabu de serem, reprodutoras de novas gerações.
bjs
Soraya

Anónimo disse...

eu me chamo soraya com muito orgulho , pena q a magestade soraya teve de abrir mão do amor por , mas quem saiu perdendo não foi ela e sim o povo da persia e o rei q aceitou tal fato

Anónimo disse...

Ao investigar a ilustre história do meu nome, pude descobrir também com a ajuda do blogger...
Sinto me honrrada por também me chamar...
Soraya!!!

Soraya disse...

Oiiii, tb me chamo Soraya, nome dado por minha avo. Tive dois filhos lindos, portanto o tabu de nao poder ter filhos esta QUEBRADOOOOOO.....Bjos a todos, e SEJAM FELIZES!!! afinal somos princesas dos OLHOS ALEGRES!!!!!

Sol disse...

Uma vez uma pcte q eu atendi me contou a historia...resolvi procurar e achei lindaaa demais.

Anónimo disse...

Namorei uma menina que se chama Soraya também devido a princesa do Irã. Ela nasceu em Lambari-MG e minha ex futura sogra me contava a história da princesa mas com um detalhe interessante. Como a princesa não podia ter filhos, foi sugerido que ela viesse ao Brasil, precisamente em Lambari e fizesse um tratamento nas águas daquela cidade, para que pudesse engravidar...quem souber alguns detalhes dessa história, conta pra gente.

Anónimo disse...

me chamo soraya, e agora que quero saber quem foi soraya, sabia que era uma princesa, mas nao imaginava que era a princesa dos olhos tristes....